Será que está claro o que significa o ensino de aula invertida ou híbrido presencial?
Em Patos, na Paraíba, e em muitas outras localidades, as escolas e faculdades estão fechadas desde meados do mês de março de 2020, início da quarentena no Brasil. O Governo da Paraíba apresentou na segunda-feira, 01 de fevereiro de 2020, o plano Educação para todos em Tempos de Pandemia (PET-PB). De acordo com as normativas, as escolas deverão ter 70% das aulas em sistema remoto e 30% de modo presencial.
O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo, que contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros; o secretário da Educação, Cláudio Furtado; e o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.
Mas, o que é ensino híbrido e ensino de sala invertida? O ensino híbrido deve ser mais que uma mistura de aula presencial com a aula online. É uma metodologia, um modelo que faz a integração das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) nas atividades de docência. As tecnologias digitais servirão como suporte, pois devem ser utilizadas com o objetivo de gerar uma aprendizagem significativa no estudante, e que sirvam de complemento e interação e não somente substituição da aula presencial.
E sala de aula invertida? Junto desse método podem ser sinalizadas grandes mudanças em relação ao modelo tradicional. Como o próprio nome indica, existe uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do conhecimento na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador em sala de aula.
Trata-se, portanto, de um modelo de ensino que coloca, de fato, o aluno como protagonista, aproximando-o dos temas e conteúdo antes mesmo de a aula começar.
Em Patos as aulas estão previstas para começar dia 08 de Fevereiro nas escolas públicas e privadas, porém fique atento ao calendário de cada escola, tendo em vista que a volta é controlada, as mesmas possuem uma divisão por nível escolar. Lembramos ainda que, as tecnologias são apenas recursos, sendo até mesmo dispensáveis em algumas ocasiões, pois elas precisam alterar a dinâmica da sala de aula, organizando espaços, tempos e interação entre os estudantes.