Crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam desenvolvimento físico normal, mas eles têm grande dificuldade em firmar relações sociais ou afetivas, demonstrando viverem em um mundo isolado. Nota-se que essas crianças apresentam comportamentos repetitivos, praticamente não interagem e apresentam atraso mental. Em casos mais leves, as crianças conseguem estudar e conviver com outras pessoas com menos empecilhos.
Na escola, é de fundamental importância o comprometimento dos profissionais da educação e do empenho dos familiares da criança. A entrada do aluno autista na escola é sempre uma preocupação para os pais, que muitas vezes optam por adiar a entrada da criança nas redes de educação, muitas vezes por falta de conhecimento.
O ambiente escolar que recebe esses alunos, ao matricular, deve garantir toda a preparação de profissionais e estrutura escolar, para que os mesmos sejam aceitos e atendidos conforme todo o processo inclusivo propõe, abandonando os atos que segregam os indivíduos autistas, pois tais atos em nada ajudam, só vem a prejudicar. Hoje existem programas de inclusão para alunos com dificuldades ou deficiência nas escolas, criado pelo MEC, e já implantado na maioria das escolas do país.
A inserção do aluno autista na escola não deve ser uma preocupação tão grande e para falar sobre isso, a psicóloga Clarissa Vanderlei estará na Livraria Nobel hoje realizando a segunda edição do cafeTEAndo. Te convidamos para entender um pouco mais sobre a adaptação do aluno autista na escola conosco, às 19 horas.
« Voltar